terça-feira, 17 de julho de 2012

Bacia Sedimentar


As bacias sedimentares são um elemento importantíssimo do relevo terrestre, pois constituem a maior fonte de informações sobre o passado da Terra, principalmente no que diz respeito aos tipos de fauna e flora e constituições do relevo que já existiram na superfície. As bacias sedimentares são depressões na superfície que, com o tempo, foram sendo preenchidas por sedimentos (substâncias depositadas nestas depressões) de três tipos principais diferentes de acordo com a origem: estruturas ou materiais de origem biológica como restos de animais, fragmentos de conchas, ossos, recifes de coral (até mesmo inteiros), ou restos de animais; materiais depositados pelo efeito da erosão de áreas adjacentes à bacia pela ação do vento, água, geleiras ou rios; e materiais precipitados em corpos d’água dentro da bacia (quando no local da bacia existiu um lago, ou mesmo regiões ocupadas pelo mar, por exemplo). Ainda de acordo com a origem dos sedimentos, podemos dividir as bacias sedimentares em três tipos: aquelas que são constituídas exclusivamente por sedimentos do meio terrestre; as que são constituídas exclusivamente por sedimentos do meio marinho; e as que são constituídas por sedimentos de ambos os meios, sendo este último o tipo mais comum.
De acordo com o tipo de material depositado e outras características da bacia sedimentar os estudiosos da Estratigrafia (ciência que estuda os estratos – camadas – do relevo) conseguem dizer que tipo de relevo existiu naquele determinado local e como ele se formou e modificou ao longo do tempo. A Estratigrafia, aliás, é uma das ciências que possibilita aos paleontólogos afirmar sobre a existência de espécies diferentes de animais (como os dinossauros, por exemplo), em uma determinada época.
As bacias sedimentares, assim como a maior parte do relevo terrestre, são áreas que estão em constante processo de renovação. Devido ao depósito constante de sedimentos, ou a outros fatores tectônicos, elas continuam “afundando” (movimento chamado de “subsidência”) cedendo espaço para mais camadas de sedimentos que vão sendo depositados. Só que este movimento é muito lento e não pode ser percebido facilmente em um período de tempo curto (a deposição de uma camada significativa de sedimentos leva alguns milhares de anos para ocorrer).
Na maioria dos casos as bacias sedimentares estão localizadas em regiões limítrofes de placas tectônicas e são classificadas em: bacias extensionais, quando localizadas nas margens construtivas das placas; bacias colisionais, quando localizadas em margens destrutivas de placas; bacias transtensionais, quando localizadas nas margens transformantes de placas tectônicas. E, existem ainda, as bacias sedimentares formadas em locais longe dos limites de placas tectônicas, como as bacias intra-cratônicas, formadas aparentemente, por movimentos do manto terrestre.
O Brasil tem cerca de 60% de seu território ocupado por bacias sedimentares dividas em três tipos: as de grande extensão, como as bacias Amazônica, do Parnaíba (ou Meio-Norte), do Paraná (ou Paranaica) e a Central; as de menor extensão, como as bacias do Pantanal Mato-Grossense, do São Francisco (ou Sanfranciscana), do Recôncavo Tucano e a Litorânea; e, ainda bacias muito pequenas denominadas de bacias de compartimento de planalto, como as bacias de Curitiba, Taubaté e São Paulo, entre muitas outras.

Fonte: http://www.infoescola.com/geografia/bacia-sedimentar/

Queridos visitantes este artigo constitui abordagem geográfica.

Geografia de Pernambuco

Pernambuco é um dos estados da região Nordeste, localizado no centro-leste dessa região. É um dos menores Estados brasileiros, com uma área de 98.311,616 km ². A capital de Pernambuco é Recife. Os limites do Estado de Pernambuco são os seguintes:
- Norte – Ceará e Paraíba
- Sul – Bahia e Alagoas
- Leste – Oceano Atlântico
- Oeste – Piauí

Apesar de ser um estado pequeno, as paisagens em Pernambuco são diversas. Pode-se classificar em três regiões:
- Zona da Mata (faixa próxima ao litoral) – A maior cidade nessa região é a capital, Recife. O litoral Pernambucano tem belas praias, destacando-se a Praia de Boa Viagem (na própria capital), e Porto de Galinhas. Toda a faixa é uma grande planície, com alguns locais abaixo do nível do mar, várzeas e lagos. A vegetação predominante são os manguezais. O clima na Zona da mata é tropical.
- Agreste (faixa de transição) – A maior cidade dessa região é Caruaru, a 120 km de Recife. Trata-se de um planalto, com altitudes que variam de 400 a 1000 metros. A vegetação predominante é a Mata Atlântica. O clima no agreste é semi-árido.
- Sertão (zona semi-árida) – Trata-se do oeste do Estado, região marcada por Serras, Chapadas e Depressões. A principal cidade da região é Petrolina. A vegetação típica da região é a caatinga. O clima é semi-árido quente.
Ao sul do estado encontra-se uma região serrana, continuação da Chapada Diamantina (Bahia). Devido a altitude, as cidades de Garanhuns e Gravatá são conhecidas pelo clima moderado.
Os rios mais importantes de Pernambuco são: Rio São Francisco, Capibaribe, Una, Pajeú, Ipojuca, e Jaboatão.
Outras cidades importantes de Pernambuco são: Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Camaragibe.
Outro grande destaque de Pernambuco é o Arquipélago de Fernando de Noronha, formado por vinte e uma ilhas, localizado a uma distancia de 545 km de Recife.

Fonte: http://www.infoescola.com/geografia/geografia-de-pernambuco/

Queridos visitantes este artigo constitui abordagem geográfica.

Vladimir Putin apresenta a Kofi Annan posição da Rússia sobre a Síria

Em encontro com o enviado especial da ONU e da Liga Árabe à Síria, Kofi Annan, nesta quarta-feira, 17, o Presidente russo, Vladimir Putin, declarou que a Rússia fará tudo que for possível para uma solução para a crise síria. No início da reunião, o chefe de Estado cumprimentou o ex-secretário-geral da ONU e lamentou o fato do encontro se dar sob circunstâncias tão trágicas. Putin observou que Kofi Annan é conhecido na Rússia como uma pessoa honesta e profissional, que goza de popularidade e credibilidade, e ofereceu todo o apoio do país à missão de paz que lidera na Síria.
O enviado especial da ONU e da Liga Árabe, por sua vez, disse que estava feliz em visitar Moscou, mas também concordou que a ocasião é muito triste. Annan acentuou a importância de realizar este encontro e discutir a situação síria com a Rússia em um momento tão crucial. Como anteriormente afirmado pelo serviço de imprensa do Kremlin, o encontro entre Putin e Annan foi uma oportunidade para a Rússia confirmar seu desejo por uma solução político-diplomática para a crise na Síria. O governo russo acredita que a missão de paz é a única plataforma viável para resolver os problemas internos no país árabe.

Fonte: http://www.diariodarussia.com.br/internacional/noticias/

Queridos visitantes este artigo constitui abordagem geográfica.
Adoos